Na definição da Convenção de Belém do Pará (Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência Contra a Mulher, adotada pela OEA em 1994), a violência contra a mulher é “qualquer ato ou conduta baseada no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto na esfera pública como na esfera privada”.
A Conferência das Nações Unidas sobre Direitos Humanos (Viena, 1993) reconheceu formalmente a violência contra as mulheres como uma violação aos direitos humanos. Desde então, os governos dos países-membros da ONU e as organizações da sociedade civil têm trabalhado para a eliminação desse tipo de violência, que já é reconhecido também como um grave problema de saúde pública.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), “as conseqüências do abuso são profundas, indo além da saúde e da felicidade individual e afetando o bem-estar de comunidades inteiras.”
4 comentários:
Parabéns,pois com um espaço dedicado às mulheres vítimas de violência ,talvez as pessoas mudem, fazendo denúncias e buscando seus direitos.A proposta é romper com esse padrão .
Muito bem ,Lei Maria da Penha neles!
parabéns, pelo trabalho de vocês, vocês estão dedicando um espaço para ajudar essas mulheres que sofrem violencia, e pode ter certeza que a partir dessa iniciativa as pessoas vão se concientizar. Parabéns mais uma vez pelo trabalho de vocês e desejo boa sorte!
Deus abençõe muito vocês por esse trabalho tão bonito e que ele continue dando ferramentas e forças para que vocês continuem...bjs
Postar um comentário